Apresentação

A diversificação e o aproveitamento ótimo dos recursos são viabilizados pelo desenvolvimento tecnológico, que deve garantir a base suficiente para o equilíbrio da produção com a demanda e a disponibilidade interna de recursos.

A base de sustentação para se alcançar um processo de desenvolvimento continuado se forma a partir de um apoio das inovações tecnológicas. Os instrumentos atuais praticamente se confundem com o avanço e a utilização tecnológica, elemento estrutural importante para o desenvolvimento dos recursos naturais.

O objetivo de conservação e renovação dos recursos disponíveis, talvez se constitua no ponto mais relevante para o desenvolvimento de um território. À margem do “modismo” mundial da preservação ambiental e dos exageros impostos pelas organizações ambientalistas, o território em questão depende fundamentalmente da terra e dos recursos naturais para gerar os frutos necessários à sobrevivência dos seus habitantes, e estes recursos necessitam de um ambiente favorável para sua sustentação. Estas questões merecem um ambiente de tratamento que leve em consideração o equilíbrio dos próprios recursos, com a redução da pressão dos seus predadores, neste caso o próprio homem.

Sou Engenheiro Elétrico e Economista, com mestrado em Desenvolvimento Sócio-Econômico e especialização em Administração Financeira e Orçamento, pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB.

Possuo uma grande experiência no Setor Elétrico Brasileiro, onde atuo há mais de vinte anos, sendo que nos últimos oito atuando como Assessor no Ministério de Minas e Energia, em Brasília. Possuo também experiência de quatro anos como Professor, no Departamento de Ciências Econômicas da UCDB. Entre outras atividades desenvolvidas, destaco o planejamento de atendimento ao mercado de eletricidade, auditoria, tarifas e comercialização de energia elétrica, gerenciamento de projetos e execução de obras, aspectos ambientais, relações internacionais e intersetoriais em gestão do setor de energia elétrica, e assessoramento a políticas públicas.